NT - estrutura e organização


NÚCLEOS TEMÁTICOS EM ILHAS INTERDISICPLINARES DE RACIONALIDADE (IIR)
DEFINIÇÃO DOS NÚCLEOS, ETAPAS E PROCEDIMENTOS
AULA DIA 19/08/2011
           1. Saúde: nutrição, biotecnologia, biossegurança e comportamento: “corpo e atividade física”  (Alane e Ìcaro); “Radiação e organismo” (Paula Adriele); “hortas domésticas” (Raiane); “O uso da garrafa PET e de outras embalagens de plástico podem trazer riscos à saúde?” ( Altemária e Luis Fernando); “A utilização de embalagens plásticas e o risco de câncer” Leide Daiane; ‘Alimentos orgânicos nas hortas familiares’ Jéssica;
2.       Ambiente e energia: o global e o local em busca da sustentabilidade: “lixo eletrônico” (Ariane, Vanessa e Kilmara); “turismo sustentável” (Estevam); “reutilização da água das piscinas”(Letície, Karol, Nayra e Mara); “ Bioindicadores e Tráfico de animais silvestres” (Nayane, Eugênia); “Gestão de lixo no bairro” (Jaqueline); “lixo na cidade de Teresina” (Ana Márcia); “ lixo eletrônico”(Fabrícia Nascimento Roberval Soares, Ana Carla Carcará); “Como substituir o plástico por produtos biodegradáveis, baixando o índice da poluição ambiental (terrestre e aquática)?”  Neyrilane e katarine; “Como  reutilizar o lixo doméstico?” (João jr.); “Como reutilizar a água de uso doméstico?” (Francimar, José Costa e Mayron); “Reutilização da água no ambiente doméstico” Sandrielle; “Compostagem com uso de resíduos orgânicos domésticos” Clevelândia; O aproveitamento do biocombustível no estado do Piauí” José Lucas;

3.       Sociedade: educação, drogas e sexualidade. “Motivações para uso de drogas na juventude” (Jackson, Sulamita); “Que ações a escola pode desenvolver para enfrentar o cyberbulliying?” (Valter); “Como abordar com as manifestações sexuais na infância entre de 0 a 12 anos?” (Carla Lorena, Renata Márcia e Emanuel); “Como combater a violência na escola?” Ronaldo.

4.       PRODUTOS e OUTROS ARTEFATOS
·         Blogues
·         Cartilhas
·         Artigos
·         Vídeos
·         Fotografias
·         Agenda de ações
·         campanhas

CHECK LIST DAS ETAPAS E PROCEDIMENTOS (PARCIAL)
1.      Definir o tipo de IIR (Ilha Interdisciplinar de Racionalidade)
2.      Verificar se a situação problema está bem clara no projeto; se ela está elaborada em forma de pergunta.
3.      Definir claramente o contexto de ação do projeto, identificando a origem (de onde parte a discussão):
·         Bairro
·         Escola públicas e/ou privadas
·         Clubes
·         Instituições
·         Hospitais
·         Indústria
·         Ambiente doméstico
4.      Definir os sujeitos investigados e os destinatários dos produtos:
·         Autoridades e gestores públicos
·         Moradores
·         Vítimas de cada caso
·         Gestores escolares e alunos
·         Cidadãos comuns
·         Proprietários de piscinas e clubes
·         Engenheiros
·         Professores de ciências (química, física e biologia)
·         Profissionais da saúde/sanitaristas
·         Ambientalistas
·         Psicólogos

5.      Definir Especialistas e especialidades:
6.      Procedimentos e técnicas de investigação:
·         Pesquisa de campo
·         Pesquisa bibliográfica (estatísticas, vídeos, artigos científicos,etc)
·         Entrevista
·         Observação
·         levantamento
·         enquetes
·         fóruns de discussão
·         estatísticas
7.      AGENDAMENTO DE ATIVIDADES: DEVER DE CASA PARA 26/08