NÚCLEOS TEMÁTICOS EM ILHAS INTERDISICPLINARES DE RACIONALIDADE (IIR)
DEFINIÇÃO DOS NÚCLEOS, ETAPAS E PROCEDIMENTOS
AULA DIA 19/08/2011
1. Saúde: nutrição, biotecnologia, biossegurança e comportamento: “corpo e atividade física” (Alane e Ìcaro); “Radiação e organismo” (Paula Adriele); “hortas domésticas” (Raiane); “O uso da garrafa PET e de outras embalagens de plástico podem trazer riscos à saúde?” ( Altemária e Luis Fernando); “A utilização de embalagens plásticas e o risco de câncer” Leide Daiane; ‘Alimentos orgânicos nas hortas familiares’ Jéssica;
2. Ambiente e energia: o global e o local em busca da sustentabilidade: “lixo eletrônico” (Ariane, Vanessa e Kilmara); “turismo sustentável” (Estevam); “reutilização da água das piscinas”(Letície, Karol, Nayra e Mara); “ Bioindicadores e Tráfico de animais silvestres” (Nayane, Eugênia); “Gestão de lixo no bairro” (Jaqueline); “lixo na cidade de Teresina” (Ana Márcia); “ lixo eletrônico”(Fabrícia Nascimento Roberval Soares, Ana Carla Carcará); “Como substituir o plástico por produtos biodegradáveis, baixando o índice da poluição ambiental (terrestre e aquática)?” Neyrilane e katarine; “Como reutilizar o lixo doméstico?” (João jr.); “Como reutilizar a água de uso doméstico?” (Francimar, José Costa e Mayron); “Reutilização da água no ambiente doméstico” Sandrielle; “Compostagem com uso de resíduos orgânicos domésticos” Clevelândia; O aproveitamento do biocombustível no estado do Piauí” José Lucas;
3. Sociedade: educação, drogas e sexualidade. “Motivações para uso de drogas na juventude” (Jackson, Sulamita); “Que ações a escola pode desenvolver para enfrentar o cyberbulliying?” (Valter); “Como abordar com as manifestações sexuais na infância entre de 0 a 12 anos?” (Carla Lorena, Renata Márcia e Emanuel); “Como combater a violência na escola?” Ronaldo.
4. PRODUTOS e OUTROS ARTEFATOS
· Blogues
· Cartilhas
· Artigos
· Vídeos
· Fotografias
· Agenda de ações
· campanhas
CHECK LIST DAS ETAPAS E PROCEDIMENTOS (PARCIAL)
1. Definir o tipo de IIR (Ilha Interdisciplinar de Racionalidade)
2. Verificar se a situação problema está bem clara no projeto; se ela está elaborada em forma de pergunta.
3. Definir claramente o contexto de ação do projeto, identificando a origem (de onde parte a discussão):
· Bairro
· Escola públicas e/ou privadas
· Clubes
· Instituições
· Hospitais
· Indústria
· Ambiente doméstico
4. Definir os sujeitos investigados e os destinatários dos produtos:
· Autoridades e gestores públicos
· Moradores
· Vítimas de cada caso
· Gestores escolares e alunos
· Cidadãos comuns
· Proprietários de piscinas e clubes
· Engenheiros
· Professores de ciências (química, física e biologia)
· Profissionais da saúde/sanitaristas
· Ambientalistas
· Psicólogos
5. Definir Especialistas e especialidades:
6. Procedimentos e técnicas de investigação:
· Pesquisa de campo
· Pesquisa bibliográfica (estatísticas, vídeos, artigos científicos,etc)
· Entrevista
· Observação
· levantamento
· enquetes
· fóruns de discussão
· estatísticas
7. AGENDAMENTO DE ATIVIDADES: DEVER DE CASA PARA 26/08