sexta-feira, 11 de novembro de 2011

Percepção dos licenciandos sobre a interdisciplina NÚCLEOS TEMÁTICOS?

Como você percebe os NÚCLEOS TEMÁTICOS quanto ao seu conteúdo e metodologias?
COMENTE

29 comentários:

  1. Contribuições de núcleos temáticos.
    Uma das principais contribuições da disciplina de núcleos temáticos para a formação do professor é que ela nos mostra uma visão de geral de mundo e também mostra os conteúdos de uma forma interdisciplinar e multidisciplinar, visando uma maior integração dos conteúdos, relacionados com as disciplinas das várias áreas.
    Essa integração irá nos possibilitar um maior entendimento dos conteúdos a serem trabalhados durante a nossa formação, no qual iremos sempre está correlacionando com as outras áreas, e assim iremos adquirir um conhecimento do estamos estudando.
    Além das varias outras ferramentas que essa disciplina nos possibilitar, a mesma também nos mostras varias formas em que agente pode trabalhar para facilitar o entendimento dos nossos futuros alunos e também de outras pessoas que venham a ver os trabalhos realizados durante o exercício dessa disciplina. Sendo essa ferramenta a construção de um blog, abordando vários conteúdos muito falado ultimamente no meio da sociedade, mais porem de uma forma mais cientifica, que possa mostra muitas coisas que estão entre as linhas dos conteúdos, em que o povo não consegue compreender.
    Por tanto a disciplina de Núcleos Temáticos tem essa grande importância na formação dos discentes, afim de que os mesmo venha num futuro bem próximo passar o que aprenderam durante o curso, para pessoas que possuem um conhecimento mais aprofundado de determinado assunto.


    Roberval Soares das Neves
    Química IV período Tarde Sala B2-09.
    Disciplina: núcleos temáticos
    Prof.ª Adriana Rocha.

    ResponderExcluir
  2. Os Núcleos temáticos abordam questões atuais numa perspectiva interdisciplinares contextualizada, tendo em vista os aspectos tecnológicos, científicos e sociais. Em relação à metodologia, os trabalhos com projetos e a criação de um blog se apresentam como uma proposta dinâmica de articular assuntos polêmicos e amplamente divulgados na mídia, possibilitando assim que muitas pessoas no mundo inteiro tenha acesso a essas informações

    Aluno: Valter Oliveira Sousa

    ResponderExcluir
  3. Os Núcleos temáticos têm um papel importante em nossa vida acadêmica, é um momento que nos permite discutir e expor nossa opinião sobre os mais variados temas. Uma vez que se abordam temas gerais como, ética, sociedade, ciência, tecnologia, etc. e traz os assuntos em uma perspectiva interdisciplinar e contextualizada.
    Propõe uma metodologia dinâmica, aulas expositivas, grupos de discussão e pesquisas, fazendo com que os alunos aprendam mais sobre temas que lhes é de interesse, ou que lhes trazem curiosidades. Dando ainda a oportunidade do professor em formação a aprender a trabalhar com uma ferramenta (blog), coletando e organizando informações que lhes será ajuda em um futuro bem próximo, pois servirá de parâmetro para aulas e referencia de pesquisas para seus alunos, e também para a sociedade de maneira geral, uma vez que se procura trabalhar com uma linguagem de fácil acesso.

    Aluna: Fabrícia Costa do Nascimento.
    Química IV período Tarde Sala B2-09.
    Disciplina: núcleos temáticos
    Prof.ª Adriana Rocha

    ResponderExcluir
  4. A disciplina núcleos temáticos nos cursos de licenciatura tem um poder decisivo na formação do docente, uma vez que a visão simplista é dizimada nessa etapa da formação. Tal disciplina requer do aluno uma visão ampla e receptiva a todos os parâmetros sociais, dando a mesma uma relevância significativa no processo de formação do docente.

    Jéssika Kaline
    Licenciatura em Química IV periodo

    ResponderExcluir
  5. Núcleos Temáticos abordam uma perspectiva nova em relação a todos os conteudos abordados por essa disciplina, e por tantas outras, que através da interdisciplinaridade faz com que vejamos os conteúdos de outra forma. Além de nos proporcionar essa interdisciplinaridade faz co que vejamos o mundo e as pessoas de formas diferentes. Um aprendizado e tanto para todos nós que fazemos parte desse grupo.

    Autor: Ana Carla Carcará
    IV período de Lic. em Química
    IFPI 2011

    ResponderExcluir
  6. A disciplina Núcleos temáticos propicia ao acadêmico de Licenciatura uma visão holistica do assunto a ser ministrado, nela você compreende a interrelação dos conteúdos, suas aplicações e seu papel na sociedade desenvolvendo assim criticidade. Esta disciplina é de grande valia para a formação do professor, pois, nos fornece ferramentas para desenvolver os meios para que a aprendizagem ocorra com eficácia e eficiência.

    Elizângela de Macêdo Brito.
    Acadêmica Licenciatura Plena em Química - IV Período

    ResponderExcluir
  7. Aluno:John Kelsen Soares Pereira
    Química IV Período Tarde Sala B2-09
    Disciplina:Núcleos Temáticos
    Professora: Adriana Rocha

    O núcleo temático é uma componente curricular que dialoga com as ações acadêmicas de ensino, pesquisa e extensão. A proposta é fazer com que os alunos se posicionem enquanto agentes críticos que estabeleçam diálogos com atores externos à universidade.

    ResponderExcluir
  8. A disciplina núcleos temáticos disponibiliza para os alunos meios de interagir e diálogar temas centrais envolvendo diversos setores da nossa vida como social, saúde, educação entre outras. nos propiciando fazer uma analíse crítica acerca dos diversos assuntos e esclarecer sua importancia.

    Aluno: Ronaldo dos Santos.
    Química IV Período Tarde Sala B2-09
    Disciplina:Núcleos Temáticos
    Professora: Adriana Rocha

    ResponderExcluir
  9. Percebo os núcleos temáticos quanto ao seu conteúdo e metodologias uma grande porta para a ampliação dos espaços interdisciplinares, voltados para a discussão, ao estudo e a pesquisa, nas diversas áreas do conhecimento, onde congregam professores e estudantes interessados no aprofundamento de determinados temas e desenvolvem atividades complementares e de apoio ao ensino, à pesquisa e à extensão. Também posso afirmar que, os conteúdo e metodologias dos Núcleos Temáticos me fornecem uma ampla experiência como acadêmico na qual posso utilizá-lo no dia-a-dia tanto na vida aca-dêmica como na social e profissional. Para tanto os Núcleos Temáticos é um dinâmico e versátil meio para se executar em sala de aula, pois o mesmo trabalha com diversos temas da atualidade viabilizando e promovendo a integração, o fortalecimento, a constituição de equipes interdisciplinares, pos-sibilitando o enfoque sistemático e a solução de problemas de forma integrada.

    Jose Costa Filho
    Licenciatura em Química
    IV Periodo

    ResponderExcluir
  10. A disciplina; Núcleos Temáticos, tem papel fundamental na formação docente, pois nos proporciona refletir, debater, desvendar situações problemas.Ela nos mantem vivos no ensino, aprendizagem e realidade.
    Ensina, trabalha, sempre procurando aborda nos seus conteúdos a transdisciplinariedade, multidisciplinariedade e interdisciplinariedade, focando para uma melhor situação. Além de nos proporcionar uma melhor interação e criatividade: Blog e visão bem mais ampla de assuntos polêmicos.

    ResponderExcluir
  11. Katharinne Sabrina N. Teixeira22 de novembro de 2011 às 05:29

    A disciplina núcleos temáticos é de extrema importância na vida acadêmica dos alunos, visto que trará para estes um grande aprendizado e experiência no decorrer do curso, ainda mais em utilizar vários conteúdos escolhidos pelo aluno que tornará esse processo de aprendizagem ainda mais satisfatório, fazendo com que o aluno tenha uma visão mais interdisciplinar. Através da articulação dentro de temas específicos usados em blogs, podemos compartilhar e transmitir novas idéias e ações ao público desejado.

    ResponderExcluir
  12. Em seus conteúdos os núcleos temáticos visam chamar a nossa atenção para assuntos que fazem ou que venham fazer parte da realidade em que estamos vivendo, levando-nos a questionar essa realidade. Também nos instiga a buscarmos por intermédio da pesquisa ciêntífica, meios para contribuir com a sociedade, utilizando-se de metodologias como “as ilhas de racionalidade”, por exemplo, que nos incentiva a encontrar respostas para questionamentos, também chamados de “situações problemas”, estimulando outros indivíduos a buscarem também essas respostas, e assim transformarmos a realidade de uma sociedade viciada no imediatismo.

    ResponderExcluir
  13. Janaína Duarte Nonato22 de novembro de 2011 às 09:26

    A idéia que envolve a disciplina de núcleos temáticos consiste na formação de grupos com o objetivo de realizar pesquisas sobre assuntos determinados. Assuntos esses que por muitas razões deixam de ser discutidos e até enfatizados, talvez por imaginarmos que se trata de questões ou problemas distantes, que nada tem haver com o que aprendemos em sala de aula, ou então não percebemos o que poderíamos fazer para modificá-los, pois estamos cheios de conceitos já formados e quebrados e que por esta razão, nos deixam impossibilitados de ter uma visão global ou integral de tudo que nos rodeia.
    O conhecimento até hoje, em muitas escolas, é repassado por partes, por pedaços não interligados, que à medida que o tempo passa vão se tornando cada vez mais distantes uns dos outros, dessa forma é impercebível a relação existente entre os mesmos, consequentemente há um menor engajamento no processo de ensino aprendizagem. Umas das conseqüências disso, por exemplo, é a dificuldade que o aluno tem em relacionar o ensino de química no ensino médio com as constantes transformações existentes no seu cotidiano.
    Aparentemente essa é uma realidade que não tem nada haver com núcleos temáticos, mas pensar dessa forma é estar totalmente errado, pois direta ou indiretamente ela trata essa questão. A disciplina núcleos temáticos possibilita, por exemplo, através de sua prática, ao licenciando, ter desde já um pensamento crítico sobre sua futura ação docente, estimulando-o à pesquisa, em busca da interdisciplinaridade, a fim de tornar suas aulas significativas para seus alunos, propiciando aos mesmos os meios necessários para suas próprias análises no dia-a –dia. Núcleos temáticos conscientiza o futuro professor da importância que se tem de selecionar os conhecimentos que verdadeiramente tem valor, não só para informação, mas para a formação humana dos seus alunos, partindo de problemas fundamentais e globais para atingir conhecimentos parciais, isto é, partindo do todo para as partes.

    ResponderExcluir
  14. A disciplina núcleos temáticos possibilita aos acadêmicos adquirir uma visão multidisciplinar acerca dos conteúdos ministrados em sala de aula e dos conteúdos presentes no dia a dia dos alunos. Esta disciplina possibilita relacionar os assuntos com os conhecimentos adquirisdos no seu cotidiano. Desta forma, a disciplina torna-se uma ferramenta primordial para os acadêmicos deste século, tendo em vista que necessitamos nos diferenciar dos demais profissionais oferecendo uma metodologia diferenciada a nossos alunos.

    Francisco Mayron
    Licenciatura em Química

    ResponderExcluir
  15. A disciplina nucléos tematicos propoorciona aos alunos de licenciatura uma intereção com varias ilhas de racionalidade, que eles iram enflentar ao longo de sua profissão,eu ao longo da disciplina tive que busca metodos tecnologicos,alem da disciplina ter me proporcionado uma melhora na organização e formulação de ideias sobre derminando assunto que foi abordado durante a disciplina.

    bruno rafael araújo lima
    licenciatura em quimica

    ResponderExcluir
  16. A disciplina de Núcleos Temáticos é de grande importância para nós, futuros professores, pois nos dá uma visão mais crítica sobre os assuntos mais comentados nos meios de comunicação. Com os conhecimentos adquiridos nessa disciplina, podemos trabalhar a interdisciplinaridade em torno dos conteúdos, através das ilhas de racionalidade, para poder buscar respostas aos problemas com o qual nos deparamos.
    Com a disciplina de Núcleos Temáticos fomos instigados a ver os assuntos estudados em várias realidades, desde a global até a local.
    Por fim, a disciplina foi importante porque com ela aprendemos a usar da interdisciplinaridade, para podermos aplicá-la no nosso trabalho docente futuramente.

    Aluno: Emannuel Sousa
    Curso: Lic. em Química
    IV período.

    ResponderExcluir
  17. Nucleos temáticos,no começo da disciplina não entendemos o que significa , mas ao passar do tempo com o desenvolver das nossas ações podemos perceber que esta disciplina é fundamental para o desenvolvimento do docente, fundamental para aguçar a nossa vontade e capacidade de sermos professores com a visão mais ampla e critica da educação, interligada com a tecnologia e abordando realidade social,esta disciplina proporciona caminhos diversos para sermos bons profissionais,.

    Aluna: Carla Lorhena p m melo
    Curso:Licenciatura em quimica.

    ResponderExcluir
  18. Hummm... O pessoal aí em cima já falou tudo. Mas complementando os comentários a disciplina de NT é importante sim. Tem uns textos grandes e que as vezes dá sono mas depois percebemos que é importante para várias coisas.Ex: para melhorar a leitura e pensamento crítico, ter uma outra visão da realidade, contribuir com a sociedade. Gostei muito da abordagem dos blogs, pois me identifico muito com esse lado mais artístico e além disso serviu muito como uma forma de ensino para mim e para as pessoas que nem sabiam sobre o blog e algumas ferramentas inseridas nele existem e que no futuro contribuirá muito para o reforço de suas pesquisas e também em sala de aula.

    Palavras sinceras.
    Karol Baldez
    -BIOLOGIA-

    ResponderExcluir
  19. A disciplinar nucleos tematicos é muito importante porque ampliar nossas ideais, criando uma visão maior de mundo, pois é como o proprio nome sugeri, que é uma junção de diferentes temas(disciplinas), informações, diferentes visões sobre o mesmo tema. Só que observada por diferentes areas do conhecimento como a biologia, a quimica, a fisica, etc.

    ResponderExcluir
  20. A disciplina dos Núcleos Temáticos permite a interação dos licenciandos em uma determinada área, por exemplo Biologia, com áreas como a Química, Matemática entre outras. É muito importante essa disciplina nos cursos de Licenciatura, pois nós estamos nos atualizando para levar informações à outras pessoas o que caracteriza o papel do professor.

    Aluna: Eugênia Medeiros
    Blog: Bioindicadores 4º período de Biologia

    ResponderExcluir
  21. Aluna: Alane sousa de Sá

    A minha percepção a cerca da disciplina Núcleos Temáticos, é de que esta disciplina mostra aos licenciados, que os conteúdos estudados e que devem ser repassados aos seus alunos futuramente, devem mostrar e conter a interdisciplinaridade, que nada mais é que temas que implicam relações entre várias disciplinas ou áreas de conhecimento, conteúdos que é comum a várias disciplinas.
    Além de instigar aos alunos a estudarem e pesquisarem por temas que podem representar núcleos temáticos e desencadear várias discussões.

    ResponderExcluir
  22. É uma disciplina que ajuda no avanço do conhecimento pedagógico e o pensamento crítico do graduando incentivando a ser ativos na sua profissão, procurando assim estimular seus futuros alunos se tornem seres pensantes.

    Blog: Bioindicadores
    Aluna: Nayana Matos 4º período de Biologia

    ResponderExcluir
  23. É uma disciplina nova que instiga os alunos a pensar diferente de um modo mais amplo e geral. Possibilita unir os pensamentos em várias disciplinas, o que torna o assunto em questão muito mais interessante e inovador. Dessa forma o assunto visto em sala de aula tem mais possibilidades de serem aplicados no cotidiano das pessoas. Núcleos Temáticos me fez ver as coisas de maneiras diferentes,aplicando a interdisciplinaridade, as mais variadas perspectivas.
    Blog: Vidros IV módulo

    ResponderExcluir
  24. A Disciplina de Núcleos Temático desenvolvida pela professora Adriana é de suma importância para os alunos pois introduz e desenvolve conhecimentos básicos,mostrando para o aluno que a multidisciplinaridade pode partir de parcerias interessantes das mais diversas possíveis,promovendo a interatividade das várias áreas gerando um maior conhecimento e ações dos acadêmicos enquanto agentes críticos estabelecendo diálogos externos à universidade.

    ResponderExcluir
  25. (...) e então me deparei com o grande dilema do ensino médio: vou prestar vestibular para o que? No 1º ano tinha a certeza que seria um biólogo ou estudaria geografia. No 2º ano ou faria para física, química, matemática, biologia, historia, geografia ou quem sabe alguma engenharia. No 3º...bem, no terceiro só sabia que não queria estudar português, inglês nem espanhol. Quanto mais perto do vestibular ficava, mais eu sabia que não queria estudar só uma ciência. Tinha vontade de estudar tudo e, não sabia se isso era imaturidade, se estava negligenciando meu futuro ou simplesmente era mais um cara sem noção. Por acaso e não menos que isso, vim parar no curso de química, e ainda sentia aquele aperto no peito por não poder estudar também outras ciências. Foi então que, num certo dia qualquer, fui apresentado a Edgar Morin e à sua Teoria da Complexidade e...foi um clarão, pois como dizia Isaac Newton a respeito de seus questionamentos “ ...mantenho o tema constantemente diante de mim, e espero que os clarões da madrugada pouco a pouco se transformem em plena luz...”
    Um pensamento complexo, a utilização vital de várias ciências para se ter uma melhor compreensão da realidade, o esquema das ilhas de racionalidade; tudo que aprendi em Núcleos Temáticos sintetizam o que já vinha tentando responder a respeito dos meus próprios anseios (...)

    Aluno: João Gomes das Neves Júnior
    Curso: Licenciatura em Química
    Módulo: IV
    Disciplina: Núcleos Temáticos
    Professora: Adriana

    ResponderExcluir
  26. Os núcleos temáticos representam um avanço na abordagem de temas transversais além de inovar com o uso da internet a tecnologia, febre das gerações atuais. É maravilhoso dispor destes dispositivos para inovar na prática docente pois muitas dúvidas referentes aos temas abordados são esclarecidas logo no primeiro contato com os blogs.


    Paula Cruz e Jéssica da Rocha!

    ResponderExcluir
  27. A disciplina de núcleos temáticos nos proporciona uma amplitude com relação a questões interdisciplinares fazendo que venhamos a perceber mais o que está ao nosso redor, nos porporcionando uma expanção em nossos horizontes em relação a nossas disciplinas, pois querendo ou não o professor hoje não póde se dar o luxo do tradicionalismo. Esta disciplina nos proporciona uma nova forma de organizar os nossos raciocínios com metodologias como as ilhas de racionalidade, que contribui muito em nossa formação docente.

    ResponderExcluir
  28. A Disciplina de Núcleos temáticos, é de fundamental importância em especial para os docente, por proporcionar uma inovação na forma de aproveitarmos tudo que nos cerca para enriquecer nosso conhecimento, elevando assim o nível de qualidade do nosso trabalho, uma vez que possibilita nas ilhas de racionalidade a interdisciplinaridade, como ferramenta na busca de respostas.

    Renata Márcia
    Curso: Licenciatura em Química

    ResponderExcluir